PREFEITURA PEDE A COLABORAÇÃO DA POPULAÇÃO PARA NÃO JOGAR LIXO E ENTULHOS NAS VIAS PÚBLICAS APÓS O RECOLHIMENTO GRATUITO QUE ESTÁ SENDO CONCLUÍDO

A Prefeitura de Capixaba, através da Secretaria de Obras, deu início a uma campanha intitulada “Menos Lixo, Mais Saúde” que pede a colaboração da população para não jogar lixo em vias públicas e não acumular entulho e materiais sem serventia em ruas, calçadas e terrenos.

Vale destacar que a Prefeitura está em fase de conclusão do recolhimento gratuito de entulhos e que após passar em determinadas ruas, moradores imediatamente voltaram a jogar entulho na frente do quintal.

Ao jogar lixo no chão e não zelarem pela limpeza das calçadas e das ruas em frente suas residências, os munícipes contribuem para que ocorra o entupimento de bueiros, proliferação de insetos e animais peçonhentos, provocando prejuízos para a saúde da própria comunidade.

A Secretaria de Obras orienta também aos moradores que coloquem o lixo domiciliar nas lixeiras ou preso em grades, para que os caminhões coletores possam fazer a coleta sem deixar cair lixo no chão. Lixo esse que muitas vezes acaba sendo levado pelas chuvas, espalhando pelas calçadas e ruas.

Veja algumas orientações para a população ajudar a administração pública a manter a cidade limpa:

1. Não jogue lixo em vias públicas. Caso você tenha algo a descartar, guarde o material consigo até encontrar a lixeira mais próxima. Não custa lembrar: lugar de lixo é na lixeira.

2. Em casa, acondicione o lixo doméstico em sacos plásticos devidamente amarrados, com o cuidado de não exceder a capacidade de peso e volume.

3. Coloque os sacos de lixo na frente da sua residência apenas nos dias de coleta.

4. O material proveniente de sobras de material de construção, entulho de obras ou demolições ou mesmo uma pequena reforma são responsabilidades do gerador. Portanto, antes de iniciar a obra, contate a prefeitura para realizar o recolhimento.