Árvore ameaça integridade de túmulos no cemitério de Capixaba e IMAC realiza vistoria para autorizar a remoção
- Antonia Nascimento

- 28 de ago.
- 1 min de leitura

Na manhã desta terça-feira, uma equipe técnica do Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC) esteve no cemitério municipal de Capixaba para avaliar a situação de uma árvore que está danificando alguns túmulos.
Durante a vistoria, o engenheiro florestal Bruno Castilho explicou que a espécie é um fícus, de grande porte, e já vem comprometendo várias catacumbas. “Dadas as características dessa árvore, ela vai causar ainda mais danos nos próximos anos, por isso a orientação é que seja suprimida. No futuro, a prefeitura pode avaliar o plantio de novas espécies em locais adequados, evitando que as raízes prejudiquem a estrutura do cemitério”, destacou.
Já o engenheiro florestal Marcos Gino reforçou a necessidade de um serviço especializado. “É um trabalho que deve ser feito com calma, por empresa capacitada e treinada para esse tipo de remoção, já que o local é delicado e possui muitos túmulos, alguns já danificados”, afirmou.
A coordenadora de Meio Ambiente da Prefeitura, Vanusa Ferreira, acompanhou a equipe e ressaltou a importância do processo. “Essa vistoria garante que a decisão seja tomada de forma correta, respeitando as normas ambientais. Com o laudo do IMAC em mãos, vamos dar os encaminhamentos necessários para que a remoção aconteça de maneira segura e responsável”, disse.
O relatório técnico será emitido pelo IMAC e anexado ao processo, que seguirá com a autorização oficial para a supressão da árvore.









Comentários