Saúde realiza mais uma ação em alusão  aos cuidados com a Saúde Mental

Na manhã desta Quinta-feira (19), a Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e em parceria com a Assistência Social, realizou diversas ações em alusão ao Janeiro Branco, com a finalidade conscientizar sobre a importância da saúde mental.

O Prefeito, Manoel Maia, que estava presente, parabenizou as equipes da saúde e Assistência Social, destacando o papel importante da equipe do CAPS em conjunto com ACS, Agentes de endemias, assistentes sociais e demais profissionais envolvidos na ação.

O evento contou com um ato simbólico em frente a prefeitura, onde foi plantado a flor do equilíbrio no canteiro da rotatória, logo após cada pessoa presente recebeu um balão, uma rosa branca e panfleto, depois foi feita uma visita ao Centro da cidade, comércios e órgãos públicos, para falar sobre o Janeiro Branco, explicando da importância dessa bandeira para a saúde mental. Ao final foi realizada uma passeata de encerramento.

"Momentos como esse são importantes porque faz com que as pessoas reflitam sobre a importância de manter o equilíbrio e a saúde mental," disse a Secretária de Saúde, Núbia Rodrigues.

Saiba mais!

Buscamos aparentar que estamos sempre bem, e buscar ajuda profissional muitas vezes é considerado um sinal de fraqueza. Além disso, o pouco conhecimento sobre o que é e para que serve a psicologia apenas aumenta este preconceito. Cuidar da saúde mental é autoconhecimento, é evitar doenças e criar estratégias de como lidar com as diversas situações da vida.

O que fazer?

Cada pessoa pode buscar meios de cuidar da própria saúde mental, seja fazendo terapia ou realizando atividades que lhe proporcione bem- estar. Um dos principais sinais de alerta é quando percebemos que, por algum motivo não estamos nos sentindo bem, emocionalmente.

Muitas vezes somos consumidos por estresse, tristeza, dificuldade nas relações, desanimo, dentro outros fatores. A terapia pode ser uma excelente atitude para ajudá-lo a descobrir como lidar com tais sentimentos e dificuldades cotidianas.

Quem cuida da mente, cuida da vida

Cuide da sua saúde mental

Fique atento aos sinais de esgotamento mental