top of page
  • Foto do escritorNapoleão

Retrospectiva da Educação - Parte 2

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES


Realizou formação continuada para todas as modalidades de ensino, os professores da rede participaram de formações presencial promovida pela equipe pedagógica da SEME e também online, através dos programas federais e estaduais aderidos pela secretaria.



As temáticas das formações foram voltadas para:


• Abordagem da BNCC – Base Nacional Curricular Comum


• Competências Socioemocionais de estudantes e professores


• Avaliação


• Metodologias de ensino


• Educação empreendedora – promovida pelo Sebrae


• Educação Financeira – Programa Aprender Valor


• Alfabetização e Letramento – Programa Tempo de Aprender


• Também foi realizado o curso de gestores escolares de forma presencial


Como afirma a secretária: “Na minha gestão a formação continuada de professores tem sido prioridade, entendida como um processo permanente e constante de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade dos educadores, sempre buscando assegurar um ensino de qualidade aos nossos alunos.”


REFORMULAÇÃO DO CONSELHO


Reformulou o Conselho Municipal de Educação que não estava vigente desde o mês de setembro de 2020. Na sequência formou uma comissão com representação de todos os segmentos, onde foram feitas reuniões para analisar todos os dispositivos das Leis municipais que normatiza a educação.


OBRAS


Quanto a obra da creche que está em andamento fizemos inserção de mais informações no SIMEC sobre medições e a situação que se encontra a obra. E a obra da quadra localizada na Escola Marieta Freire na vila Hortigranjeira ainda se encontra paralisada, mas a secretaria juntos com os técnicos e jurídico estão empenhados em solucionar as pendências para que possamos concluir a obra. A gestão tem trabalhado para que ainda na Gestão do Prefeito Manoel Maia, seja realizada a construção de duas escolas polos na zona rural, José Silveira da Costa e Limeira.


REFORMAS NAS UNIDADES DE ENSINO


A Secretaria de Educação fez um planejamento de visitas em todas as 14 escolas da rede municipal, sendo 03 escolas urbanas e as demais rurais, nessas visitas podemos afirmar que as escolas se encontravam em péssimas condições de funcionamento, precisando urgentemente de reformas e ampliações, então a equipe financeira juntamente com a secretária fizeram um planejamento financeiro e com ordem do prefeito Manoel Maia, para que as escolas urbanas fossem todas reformadas e algumas delas ampliadas.



TRANSPORTE ESCOLAR


A gestão encontrou os transportes escolares sem terem recebidos qualquer tipo de manutenção, a secretaria através do coordenador de transporte identificou os problemas, planejou todas as ações que teriam que fazer na manutenção nos transportes e hoje toda a frota se encontra em condição de funcionamento. Uma meta da secretaria é conseguir através do PAR e de emendas parlamentares mais ônibus pra suprir as necessidades da mesma.


VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO


Um grande desafio para a Secretaria Municipal de Educação, no início da atual gestão, foi em relação a implantação piso salarial nacional dos professores, onde identificamos que alguns professores tinham entrados na justiça requerendo suas percas salariais, sendo que a justiça do trabalho deu causa ganha de um percentual de 50% onde esse percentual é inviável, pois os recursos do FUNDEB, não é suficiente para pagamentos dos professores.


No entanto a Secretaria de Educação elaborou uma proposta de 20% e encaminhou ao poder executivo para elaborar o projeto de lei e enviar para a câmara analisar, após foi colocado em votação e aprovado com retroativo dos meses de julho e agosto.


Hoje temos 40 professores na tabela de 50% e os demais na tabela de 20%, será um grande desafio pra equipe da SEME conseguir manter os vencimentos em dias. Para o ano de 2022 a secretaria está trabalhando uma possível proposta salarial para a classe dos administrativos uma vez que os salários dos mesmos se encontram defasados.


Com o fechamento financeiro anual o prefeito de Capixaba irá conceder o abano salarial para todos os profissionais da folha do 70% dos recursos disponíveis na conta municipal do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e com recurso próprio pagará o abono aos demais profissionais administrativos.


A prefeitura Municipal de Capixaba, através do prefeito Manoel Maia, está bastante orgulhosa dos trabalhos desenvolvidos pela SEME. Uma equipe que encontrou diversas dificuldades, mas que conseguiu reestabelecer a ordem para uma pasta tão importante. E sem esquecer aqueles que são o motivo desse ofício, nossos estudantes.


O prefeito espera que este lindo trabalho continue durante o ano de 2022, sempre zelando pela transparência e honestidade. E que nossos jovens e crianças possam receber uma educação com qualidade.


Prefeitura de Capixaba, é tempo de reconstruir!


Galeria de fotos:




0 comentário
bottom of page