Prefeitura realiza entrega de mudas de café na alcoobrás

A Prefeitura de Capixaba tem realizado diversas ações que buscam beneficiar os produtores rurais. Entre essas ações, estão algumas parcerias que viabilizam a chegada de mudas de café até as propriedades rurais.

Nesta Terça-Feira (10), por meio de recursos advindos de Emenda Parlamentar de autoria do Deputado Federal, Léo de Brito, a Prefeitura de Capixaba, através da Secretaria Municipal de Agricultura e meio ambiente adquiriu 60.000 (sessenta mil) mudas de café, onde dessas 33 mil mudas foram entregues para produtores rurais do P.A Alcoobrás e o restante será entregue para outra comunidade.

Com estas parcerias a Prefeitura busca incentivar o aumento da produção cafeeira em Capixaba, sempre visando a geração de renda às famílias rurais.

Estiveram na solenidade, o Prefeito de Capixaba, Manoel Maia, acompanhado do Secretário de Agricultura, Sandro Marcelo, Representante do Deputado Federal, Leidiane Dornelas, Vereadores Clenilda Santos e Antônio França, Secretário de Planejamento, Dário Reis, representantes de Associações, dentre outras autoridades.

CONFIRA AS FALAS

Manoel Maia – Prefeito de Capixaba: Agradeceu ao Deputado Léo de Brito, porque sem a alocação da Emenda, essa ação não estaria acontecendo. Parabenizou a Vereadora Leidiane e Chagas por começarem o projeto e com isso o Executivo vem fazendo sua parte. No tocante destacou que o foco da sua gestão é o pequeno produtor, contou que levou o Senador Alan Rick, até os plantios de maracujá, solicitou e o mesmo alocou R$ 1,5 milhão para investimento na Agricultura e a Senadora Mailza, alocou mais R$ 400 mil, com isso haverá bastante recurso para investir na agricultura e isso o deixa muito feliz.

Sandro Marcelo – Secretário de Agricultura: enumerou as etapas pela qual passou o processo da aquisição das mudas de café, afirmando que a parte do Poder Executivo foi feita e que agora é a vez do produtor que deve plantar e cuidar do cultivo para dar certo. Acrescentou que a gestão quer estar sempre presente e acompanhar a primeira colheita, produção e venda dos produtos. No demais, disse que quando não tem indústria na cidade tem que aquecer o setor produtivo e é isso que essa gestão vem fazendo. No tocante, agradeceu ao Prefeito pela confiança dada a ele como secretário de agricultura, agradeceu ao planejamento, CPL e coordenador do INCRA pela parceria firmada.

Leidiane Dornelas – Vereadora e Representante do Deputado Léo de Brito: transmitiu a satisfação e felicidade do deputado Léo de Brito por estar trabalhando esse recurso público federal que foi encaminhado para Capixaba. Agradeceu ao Prefeito por ter dado a contribuição para o grupo, afirmando que tal grupo tem projeto a longo prazo, ampliado para produzir de forma diferenciada na agricultura familiar. Concluiu solicitando que o Prefeito continue com esse empenho com o grupo e com demais também.

Clenilda dos Santos – Vereadora: Falou do privilégio de acompanhar a concretização desse projeto, parabenizou o Prefeito e todos os parceiros que estão fazendo com que isso aconteça. Concluiu enfatizando que vê que o Prefeito e os Vereadores estão preocupados com o desenvolvimento da zona rural.

Antônio França – Vereador: parabenizou os produtores por terem se unido em prol de um projeto. Disse estar feliz pela execução do plantio permanente de café e destacou o apoio do Prefeito Manoel Maia como sendo de fundamental importância para aquela comunidade. Finalizou destacando que é um momento ímpar porque é a primeira vez que um projeto como esse de café está sendo executado em Capixaba.

Zé Marques – representante de associação: Parabenizou a prefeitura e os Secretário de Agricultura pelo apoio e incentivo destacando que a agricultura é o carro chefe para o desenvolvimento do município.

Adevilson – Proprietário da empresa fornecedora das sementes: disse sentir prazer em estar contribuindo para o desenvolvimento de Capixaba. Parabenizou a gestão porque não deixou emenda voltar como já aconteceu em muitas prefeituras. No demais destacou que o café pode ser a independência financeira para a comunidade, mas os produtores precisam enxergar o solo como uma empresa e visar o lucro. Finalizou parabenizando o Prefeito, Manoel Maia e sua equipe pela transparência no trato com os recursos públicos.

Chagas – Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais: agradeceu a parceria em nome da Prefeitura e Prefeito Manoel Maia, a secretaria de agricultura e aos produtores, destacando que sem eles não aconteceria tal projeto. Agradeceu a Deus, ao Prefeito e ao Deputado Léo pois acreditou na causa e enviou a Emenda. Agradeceu aos membros da Comissão Permanente de Licitação pelo empenho de toda a equipe para que as compras pudessem ser efetivadas.