• Foto do escritorLucas Emanuel

Prefeitura de Capixaba realiza reforma em escola no seringal Castanheira

A Prefeitura Municipal de Capixaba através da Secretaria Municipal de Educação iniciou nos dias 6 e 7 de setembro, a execução do projeto de reforma as escolas municipais para o retorno das aulas híbridas e presenciais, dentro do cronograma da SEME.

A Secretaria de Municipal de Educação elaborou a programação e formou uma equipe de pintores e carpinteiros responsáveis pela obra, ao qual, se submeteram a uma viagem duradoura de 5h até ao Seringal Castanheira, aonde está situado a Escola Municipal Rural Francisco Ferreira de Morais.

A sua reinauguração foi datada no ano de 2012, quando a escola ainda obtinha vínculos diretos com o governo estadual, que nos anos subsequentes passou a ser responsabilidade do município de Capixaba.

A Escola Municipal Rural no Seringal do Castanheira possui 10 alunos matriculados e um(a) professor(a), que juntos, passam 3 dias consecutivos (segunda, terça e quarta) abrigados na escola, com dormida e alimento , e passados os dias, retornam para seus lares nas fazendas colônias.

Esta reforma trouxe consigo, o projeto de melhoria da condição para o ensino, hospedagem e saneamento básico para os alunos e para o(a) professor(a) atuante. O uso de banheiro para necessidades básicas, parecia algo distante para alguns, mas para a prefeitura em conjunto a comunidade, o sonho pôde ser conquistado.

Além de estar com a estrutura comprometida, causada pela erosão e falta de manutenção, o sanitário (também chamado de privada) exalava um odor insuportável e ainda atraía insetos e animais peçonhentos, apresentando perigo aos alunos.

Mas graças aos investimentos corretos, foi construído um banheiro anexado ao lado da escola, com estrutura de canalização de água para abastecimento da caixa suspendida, que alimenta o chuveiro e a descarga, como também a substituição do "giral" por uma pia de alumínio, fogão a gás e eletricidade.

A conclusão da reforma trouxe um resultado satisfatório aos moradores e estudantes da região, como também, a Secretaria Municipal de Educação que pela condição do recente varador/ramal e do clima chuvoso, acabou passando por algumas dificuldades para chegar e retornar.

Mas com garra e determinação da Prefeitura Municipal de Capixaba e da Secretaria Municipal de Educação, os alunos da escola municipal rural Francisco Ferreira de Morais, poderão ter um ensino qualitativo melhor.

Prefeitura de Capixaba, é tempo de reconstruir.

Galeria de fotos: