• Ascom

Prefeitura de Capixaba realiza monitoramento presencial dos casos de covid-19

Na última sexta-feira, 19/03/2021, a Prefeitura Municipal de Capixaba, através da Secretaria Municipal de Saúde, retornou a realizar os monitoramentos presenciais dos casos de COVID-19.

COMO ESTÁ FUNCIONANDO ESSE MONITORAMENTO?


Quando o paciente procura a Unidade Básica de Saúde (UBS), com sintomas do COVID-19, o médico determina se o paciente irá fazer o teste SWAB/PCR, ou o teste rápido. Caso este paciente teste positivo para o COVID-19, será gerada uma notificação para a Secretaria Municipal de Saúde, e a equipe de monitoramento passa a monitora-lo inicialmente por ligações telefônicas.


Caso o paciente apresente complicações do sintomas em sua fala, a equipe de monitoramento, juntamente com um enfermeiro, se dirige até a residência do mesmo, para realizar a averiguação dos sintomas e dos sinais vitais do enfermo. Dependendo dos sintomas apresentados, o paciente é encaminhado para a UBS, para ser realizado atendimento médico.

VALE RESSALTAR

Os testes rápidos somente serão realizados nas residências, se o paciente apresentar os sintomas do COVID-19 e residir na Zona Rural. Para os moradores da Zona Urbana, o paciente precisa se dirigir a UBS, onde o médico irá pedir a realização do teste.


Esses monitoramentos na Zona Rural são realizados se a equipe de monitoramento não obtiver o contato telefônico do paciente, ou o mesmo apresentar complicações dos sintomas.


Os kits do COVID-19 serão distribuídos nos finais de semana e feriados, se for detectada a necessidade de medicação e não estiver havendo atendimento médico na UBS, como forma de tratamento.


Nos demais dias, o paciente precisará passar pelo atendimento médico, obter a receita, e se dirigir até a Farmácia Básica Municipal. O atendimento médico é indispensável, e os kits só serão entregues se os testes derem POSITIVOS.


Hoje, a equipe de monitoramento conta com 14 pessoas, dentre os quais são médicos, psicóloga, enfermeiros, técnicos em Saúde e assistentes sociais. Em média, estão sendo realizadas 10 visitas por dia.


A equipe de Vigilância Sanitária estará realizando o trabalho de divulgação e conscientização da população, através da rádio, carros volantes e panfletagem.


REFORÇANDO


A prefeitura Municipal e a Secretaria Municipal de Saúde, reforça para a população o pedido de que tomem todos os cuidados necessários, mantenham o distanciamento social, usem máscara e álcool em gel, e saiam de casa somente se houver a necessidade.


Galeria de fotos:


Prefeitura de Capixaba Secretaria Municipal de Saúde

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo