Prefeitura de Capixaba finaliza processo eleitoral e elege gestores das escolas municipais
- Renilson Rodrigues
- há 5 dias
- 2 min de leitura
Na última sexta-feira, 12 de dezembro, o município de Capixaba concluiu mais uma etapa importante para o fortalecimento da educação pública. A Prefeitura de Capixaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEME), realizou as eleições para gestores da rede municipal de ensino, referentes ao quadriênio 2026–2029. O processo foi marcado pela tranquilidade, transparência e ampla participação da comunidade escolar.
Ao todo, 15 profissionais da educação concluíram o curso de formação com carga horária de 40 horas, requisito para a candidatura à função de gestor escolar. Desses, cinco profissionais concorreram às eleições, colocando seus nomes à apreciação de alunos, pais, responsáveis e servidores.
Escola Infantil Mundo Encantado
A professora Edina Siqueira de Almeida concorreu à reeleição em chapa única, no modelo SIM ou NÃO, sendo reconduzida ao cargo com 87,76% dos votos favoráveis. Participaram da votação 176 pais e responsáveis e 39 funcionários, reforçando a confiança da comunidade no trabalho desenvolvido.
Escola Noélia Maria
A eleição contou com duas chapas: Professor Adão Bezerra Fernandes (Chapa 01) e Professora Vaneudia Silva de Sousa (Chapa 02). Com uma disputa equilibrada, o professor Adão Bezerra Fernandes foi eleito com 51,98% dos votos, enquanto a professora Vaneudia obteve 47,75%. Votaram 184 alunos, pais e responsáveis, com registro de dois votos nulos, além de 41 funcionários.
Escola Nair Sombra
Concorreram à gestão escolar o Professor Francisco Nunes do Nascimento e o Professor Edson Theodoro Menezes (Chapa 02). O professor Francisco foi eleito com 58,74% dos votos, enquanto Edson obteve 41,25%. A votação contou com a participação de 393 alunos, pais e responsáveis e 52 funcionários.
Todo o processo eleitoral ocorreu de forma serena e transparente, sob a coordenação da Comissão Eleitoral da SEME, presidida pelo professor Ruberlei Muniz, nomeado pela Secretaria Municipal de Educação, com o apoio dos membros das mesas eleitorais em cada unidade de ensino.
A secretária municipal de Educação, Rosangela Tessinari, acompanhou todas as etapas do processo, desde a abertura das urnas até a apuração dos votos. Ao final, parabenizou os candidatos e os gestores eleitos, desejando êxito e compromisso na condução das escolas.
Os gestores eleitos tomarão posse no dia 06 de janeiro de 2026, iniciando um novo ciclo de trabalho, responsabilidade e fortalecimento da educação pública no município de Capixaba.
Educação se constrói com participação, diálogo e compromisso. O futuro começa na escola.









Comentários