Prefeito Manoel Maia e Secretária de Educação reinauguram escola no seringal Vila Nova

Objetivando proporcionar um ensino de qualidade aos moradores da zona rural do município, o Prefeito de Capixaba, Manoel Maia e a Secretária Municipal de Educação, Zana tessinari, reinauguraram na Sexta-Feira (23), a escola municipal Maria Fernandes Amorim, localizada no Seringal Vila Nova, ramal do Zé do Coco. A solenidade também contou com a presença da Secretária de Desenvolvimento Social, Rakel Vieira, o Delegado de Polícia Civil, Aldízio Neto, o Comandante da PM em Capixaba, Francisco Edilton, representante do Conselho Tutelar, Willian Tessinari, representantes de Associação, dentre outros.

No tocante, para abrilhantar o evento e fazer a alegria da criançada, a Secretária de Desenvolvimento Social, juntamente com sua equipe e parceiros da educação estiveram realizando apresentações de danças e realizando brincadeiras com as crianças, além de distribuição de doces.

O Prefeito destacou que os investimentos na educação tem sido uma prioridade em sua gestão. "Desde o ano de 2021, quando assumimos a gestão, nós já reformamos diversas escolas, muitas como esta, estavam em situação de total abandono quando assumimos, mas com a nossa gestão essa realidade mudou. É gratificante entregar mais uma escola reconstruída, a educação é uma prioridade da minha gestão", disse.

Vale destacar que durante a reforma, a escola foi praticamente toda reconstruída, pois sua estrutura estava completamente precária, com as tábuas das paredes em sua maioria podres, telhado comprometido, só havia um banheiro, janelas e portas inadequadas, faltava lajota no piso, não havia mureta, etc.

Veja como a escola era antes da reforma (lembrando que ano passado não houve aulas):

Nesse sentido, visando fazer a recuperação completa da escola, foram realizados os seguintes serviços:

• Implementação de piso(lajota),

• troca de toda a parede,

• reparo na cobertura,

• construção de campinho de futebol para as crianças

• aquisição de novas mesas e cadeiras,

• implantação da internet.

• implementação de mais 01 banheiro,

• troca de todas janelas e portas,

• construção de mureta,

• Ampliação de área na parte detrás da escola,

• implementação de pias e torneiras,

• construção de fossa asséptica,

• reparação do sistema hidrossanitário,

• melhoria na estrutura de reservatório,

• implementação de forro no corredor,

• reparação de instalação elétrica,

Veja como ficou a escola depois da reforma:

Vale destacar que na referida obra, a prefeitura investiu do recurso próprio o montante de R$ 57.237,41 (cinquenta e sete mil, duzentos e trinta e sete reais e quarenta e um centavos).

A obra teve duração de pouco mais de um mês, sendo concluída em tempo recorde e entregue antes do prazo, uma vez que a previsão era para ser realizada no período de 10/08/2022 a 10/10/2022.

De acordo com a Secretária, Zana, “a educação não poderia dar continuidade as aulas sem uma reforma ampla na escola Maria Fernandes Amorim. Não estávamos felizes com a escola do jeito que recebemos, então fizemos o nosso melhor e em todas as escolas rurais vamos fazer reformas para oferecer espaço adequado e aconchegante, com campinho. Também vamos planejar para trazer parquinho para essa escola e para a zona rural como um todo. Queremos trazer computador para realização de aula mais dinâmica e agora a professora já tem internet para comunicar alguma coisa, pesquisar conteúdo, etc. então tudo está ficando melhor,” disse. Em suas falas, o Comandante da PM disse que durante a primeira visita que fez à escola viu que ela estava caindo aos pedaços e agora ao ver a reforma ficou muito feliz porque está totalmente renovada. Nisto parabenizou o Prefeito e a Secretária pelos serviços realizados.

O Delegado Aldízio, contou que se sentiu feliz ao ver os investimentos feitos pelo Prefeito na educação e relembrou que quando era criança também morava na zona rural em seu Estado natal e a estrutura da escola era totalmente precária, então é motivo de alegria poder ver essa preocupação com a educação rural.

Para a Professora Maria José Lima, “É algo maravilhoso, porque hoje as nossas crianças têm uma escola reformada com cadeiras novas, quadro novo, internet, ventilador, campo de futebol e muito mais. Em nome das crianças, agradeço ao Prefeito, a nossa Secretária e a todos que se empenharam nessa reforma porque as crianças estão muito felizes.

Confira todos os flashes da reinauguração: