Prefeito e vice-prefeito prestigiam realização de curso de vacinação contra brucelose

O Prefeito de Capixaba, Manoel Maia, juntamente com o Vice Prefeito, Richard Lima e o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Sandro Marcelo, estiveram prestigiando a realização do Curso de Vacinação contra Brucelose Bovina, ministrado para os moradores do Alcoobrás.

O Curso foi ministrado nos dias 19 e 20/11 com carga horária de 16hs entre teoria e prática. A iniciativa faz parte de uma parceria entre IDAF (Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal), SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e com o apoio da Prefeitura de Capixaba.

“Com essa capacitação, os moradores não vão mais ter a despesa de pagar para outra pessoa vacinar seu rebanho, eles próprios poderão aplicar as vacinas e isso é de suma importância para o produtor rural. Nisto quero aqui parabenizar o SENAR por trazer profissionais para dar suporte técnico em diversas áreas no nosso município, inclusive para o pessoal do maracujá,” disse o Prefeito.

Para o Vice Prefeito, esse é um curso importante porque o produtor além de cuidar da sua produção ainda poderá fazer um extra, vacinando em outras localidades e com isso gera renda extra.

De acordo com o Veterinário do IDAF, Jean Torres, a capacitação é obrigatória para vacinadores, pois para comprar a vacina tem que ter a receita de alguém cadastrado e pra vacinar é obrigatório ter o curso.

“Moro há 12 anos nessa localidade e nunca vi nenhum curso desse chegando até nós, então é motivo de se alegrar e fazer valer a oportunidade,” disse um morador.

Brucelose

A brucelose é uma doença zoonótica, causada por bactérias do gênero Brucella.

Pode ser transmitida ao ser humano pelo contato direto (manejo) ou indireto (consumo de alimentos lácteos não pasteurizados) de animais de produção, como bois, vacas, ovelhas, búfalos, porcos, entre outros ou pelo contato com animais de companhia (cães).