Prefeito agradece Defensoria do Estado por realização de itinerante em Capixaba

Com informações da ASCOM/DPE

O Prefeito de Capixaba, Manoel Maia, em nome da população capixabense, agradece à Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE), pela parceria e realização de itinerante que atendeu mais de 1.400 pessoas em Capixaba.

“Esse projeto é de suma importância para a nossa população. Aproximadamente 60% dos habitantes de Capixaba moram na zona rural, em lugares de difícil acesso e é ainda mais difícil a locomoção até a capital para resolver problemas importantes. Por isso sou grato a todos os envolvidos aqui hoje, principalmente à Defensoria Pública do Estado que tanto nos tem apoiado e ajudado”, agradeceu o prefeito Manoel Maia.

Sobre o Itinerante

A Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC), por meio do Núcleo da Cidadania, com o apoio da Prefeitura de Capixaba em relação a articulações e apoio logístico, realizou no sábado, 27, o projeto “Defensoria ao seu lado, cidadania mais perto de você”.

A ação foi realizada simultaneamente em três locais: Escola Estadual Argentina Pereira Feitosa, Escola Municipal Noelia Maria Alves de Sousa e Centro de Saúde Idelfonso Cordeiro de Andrade.

A equipe levou atendimentos de orientação jurídica nas áreas de divórcio, ação de alimentos, guarda de menores, tutela e curatela, usucapião, defesa do consumidor, atendimento jurídico geral à criança, ao adolescente, ao idoso e à mulher, entre outros.

Além do atendimento oferecido pela equipe da Defensoria Pública, o projeto, por meio de parceria com mais de 10 órgãos e instituições, disponibilizou serviços com clínicos gerais, vacinas, teste rápido, teste de glicemia, exame de bioimpedância, orientação e avaliação do estado nutricional, aferição de pressão arterial, tipagem sanguínea, consulta de enfermagem, PCCU, escovação e orientação bucal, emissão de CPF, inscrição no CadÚnico (Auxílio Brasil), 2ª via de certidão de casamento, 2ª via de certidão de nascimento, palestra sobre educação empreendedora, pequenas empresas, voltado para crianças.

A equipe da Defensoria, composta por 35 servidores e pelas defensoras e defensores públicos Monalysa Façanha, Bruna Arruda, Rodrigo Chaves e Augusto Freitas, ofereceu atendimentos jurídicos nas áreas cível e criminal.

Fabiana Araújo, moradora do município e assistente social que trabalhou na identificação, tirou um tempo para dar entrada em um processo. “Aproveitei a oportunidade da gratuidade para ter o atendimento jurídico da Defensoria, e fui muito bem atendida e agora vou esperar o andamento desse processo”, relatou a assistente.

“A população em geral do nosso município é muito carente, sei pela profissão que exerço, por isso essas ações são muito importantes, tanto por chegar em lugares mais afastados, quanto por oferecerem serviços gratuitos”, complementou.

Clotilde da Silva, de 77 anos, aproveitou a caravana organizada pelo filho e amigos para fazer uma consulta médica e se vacinar. “Moramos no ramal Nova Esperança, essa foi uma oportunidade ótima para resolvermos o que estava pendente de uma vez só, amigos que vieram com a gente estão emitindo documentos e tendo assessoria jurídica enquanto eu e minha mãe nos vacinamos”, relatou o filho de Clotilde, Ailton da Silva.

A ação realizada pela DPE/AC com o apoio da Prefeitura de Capixaba, contou com a parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social dos Direitos Humanos e de Políticas para Mulheres (SEASDHM), do Ministério Público, Sebrae, Incra, Polícia Civil, por meio do Instituto de Identificação, Estácio de Sá – Unimeta, 4º Batalhão de Infantaria e Selva (4°BIS), Conselho Regional de Odontologia do Acre (CRO-AC), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Instituto de Terra do Acre (Iteracre).

“Agradecemos o apoio e o empenho de cada parceiro desse projeto. Temos realizados esses itinerantes há muito tempo na capital e agora também no interior do estado, mas sabemos que sozinhos não temos como atender toda a comunidade carente, por isso sempre atuamos ao lado dos nossos parceiros”, ressaltou o coordenador da ação, Celso Araújo, antes de nominar e agradecer todos órgãos que apoiaram o projeto.