• Foto do escritorAscom

Plano de ações da prefeitura de Capixaba para a conclusão do ano letivo de 2020

Plano de ações da prefeitura de Capixaba para a conclusão do ano letivo de 2020 e inicio do ano letivo de 2021.

Até o presente momento, a Secretária Municipal de Educação, se encontra na metade do ano letivo de 2020, com projeção para ser concluído no final do mês de Abril deste ano.

Para ser possível a conclusão do mesmo, e sendo inviável a retomada das aulas presenciais, a Secretária Municipal de Educação adotou algumas medidas, das quais são as atividades remotas através dos meios de comunicação (como a rádio e whatsApp), e a busca ativa dos alunos de difícil acesso e que não possuem mecanismos para realizar as aulas de forma remota.

Com a finalidade de intensificar as atividades pedagógicas, foi criado o plano para continuidade das atividades pedagógicas e aulas não presenciais durante o período da suspensão das aulas presencias em decorrência da pandemia do novo corona vírus, e o plano de retorno das aulas presencias no ano letivo de 2021.

Como vai funcionar essa busca ativa?

A Secretária Municipal de Educação juntamente com as coordenações da escolas municipais, formaram uma equipe de profissionais que irão se deslocar até as casas dos alunos de difícil acesso, para dar suporte no processo pedagógico destes alunos.

Vale ressaltar que, nessas visitas presenciais, estarão sendo seguidas todas as normas da OMS, como uso de proteções faciais, distanciamento, e álcool em gel.

Ressalvas importantes

A licitação da compra das merendas escolares já está em andamento, ao ser realizada, serão montadas cestas básicas para serem entregues as famílias de alunos com vulnerabilidade social e que estão cadastrados no bolsa família. Também, está em curso outra licitação para ser realizada a manutenção da frota de transporte e dos prédios escolares.

Outro estudo em curso, é para a formação de uma comissão para a reformulação do plano de carreira dos profissionais da educação, como também, a lei democrática de gestão. Também está sendo realizado um projeto para iniciar a formação continuada dos profissionais de forma remota, tendo em vista, o momento pandêmico que passamos.

Sabemos que a educação é um processo continuo e que não pode parar, mas, também estamos cientes das dificuldades vividas nesse período pandêmico. A equipe de profissionais da secretaria deseja que este momento difícil passe logo, e não medirá esforços para dar suporte ao nossos alunos.