• Antonia Nascimento

Parceria: Prefeitura e estado inauguram sala de coleta em Capixaba

Atualizado: 20 de mai.


EXAMES JÁ PODERÃO SER FEITOS A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA (23)


A Prefeitura de Capixaba, por meio da Secretária Municipal de Saúde, realizou parceria com o Governo do Estado para oferecimento de exames laboratoriais gratuitos para a população e com isso os avanços no Município de Capixaba, não param. A Prefeitura realizou na manhã desta quinta-feira (19) mais uma inauguração. Desta vez, foi inaugurada a Sala de Coleta de análises clínicas. O evento aconteceu no Centro de Saúde Idelfonso Cordeiro, local onde irão funcionar as coletas.


A sala de coleta é um marco na saúde da cidade. Serão ofertados a partir de segunda-feira (23) mais de 30 exames laboratoriais gratuitos, entre eles estão: emograma; ABO/RH; Coagulograma (TS e TC); VHS; Ureia; Creatinina; TGO; TGP; Bilirrubina total e frações; Fosfatase alcalina; GGT; Glicose; Colesterol total e frações; Triglicerídeos; CPK; CKMB; Troponina; Albumina; Ácido úrico; Proteína total; Amilase; Lípase; LDH; PCR; ASLO; EAS; VDRL; Sódio; Potássio; Cloreto; EPF; BHCG; Fator reumatoide.


Estiveram presentes na solenidade de inauguração, o Prefeito de Capixaba, Manoel Maia, Vice-Prefeito Richard Lima; Diretora de Redes (representando a Secretária Estadual de Saúde, Dr. Paula Mariana), Joyce; Chefe da Divisão de Organização de Apoio e Diagnósticos, Nair; Departamento de Atenção Ambulatorial Especializado e Hospitalar, Janaína; Secretária Municipal de Saúde, Nubia Rodrigues; Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Amilton Costa;, dentre outros.


FALAS DAS AUTORIDADES

Manoel Maia, Prefeito de Capixaba, falou da satisfação de saber que as grávidas terão seu pré-natal completo, com praticamente todos os exames gratuitos. Também que é feliz porque os pacientes não precisarão mais se deslocar até a cidade de Quinarí para fazer seus exames. No tocante, parabenizou a Secretária Núbia, por estar à frente desse avanço, ao Governador Gladson, à Secretária de Estado de Saúde, Drª Paula e toda a equipe envolvia na parceria.

Joyce, Diretora de Redes, (representando a Secretária Estadual de Saúde, Dr. Paula Mariana), Agradeceu a parceria do município, se colocou à disposição e disse que é um ganho enorme para o Capixaba, propiciar exames gratuitos para a população. No demais, anunciou que em breve virá uma equipe do saúde itinerante com atendimentos especializados de Ginecologia, neuropediatria, cardiologia, ortopedia, entre outros que forem solicitados em conformidade com as necessidades da população.


Nair, Chefe da Divisão de Organização de Apoio e Diagnósticos, ressaltou que a proposta da divisão é levar o diagnóstico para a população. Parabenizou a Secretaria Núbia por correr atrás de melhorias para o povo. E agora não precisa mais a população ficar indo e voltando de Quinarí. Janaína, Departamento de Atenção Ambulatorial Especializado e Hospitalar, parabenizou Núbia, e disse que esse é apenas o início da parceria porque tudo que for ampliado em Rio Branco também será ampliado em Capixaba.


Secretária Municipal de Saúde, Nubia Rodrigues, relatou sua felicidade em relação a sala principalmente por conta das gestantes pois muitas não tinham condições de estar indo a Senador Guiomard fazer seus exames então ter uma sala de coleta no município é de grande importância para as grávidas e demais populares. Amilton Costa, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, uma simples ação como essa irá beneficiar tantas pessoas no nosso município. É uma ação benéfica muito importante e trará estabilidade para os usuários do SUS. No demais se colocou à disposição para juntos dar respostas para aqueles que precisam do serviço público. Richard Lima Vice-Prefeito, parabenizou a Secretária de Saúde por mediar a parceria e as equipes de saúde por permanecerem fortes, mesmo apesar da pandemia. Parabenizou o Prefeito por estar sempre disposto a melhorar o atendimento prestado à comunidade, entre outras coisas.



0 comentário