Parceria Governo: CEAS oferece formação para o Conselho de Assistência Social de Capixaba

Na manhã desta Quinta-feira (23), uma equipe do CEAS (Conselho Estadual de Assistência Social do Acre), iniciou em Capixaba um treinamento de formação para o Conselho de Assistência Social do Município com duração de dois dias (23 e 24/06).

A capacitação tem por objetivo oferecer aos membros do conselho municipal os conhecimentos e as atitudes essenciais ao desempenho de suas atribuições legais, de forma a contribuir para a efetividade do controle social.

Dentre os temas abordados no treinamento estão: Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e o efetivo papel do Controle Social; Fundo de Assistência Social e Gestão Orçamentária; Participação e Controle Social; Análises e Prestação de Contas e o Papel da Secretaria Executiva nos Conselhos de Assistência Social.

"O Conselho Estadual de Assistência Social - CEAS/AC adotou em seu plano de ação a realização de apoio técnico aos CMAS, considerando a importância de qualificar o controle social do SUAS por meio do fortalecimento do trabalho conjunto com os Conselhos Municipais de Assistência Social (CMAS) de forma a melhorar a realidade apresentada através de diagnóstico realizado junto aos 22 municípios," disse a representante do CEAS/AC, Vanda Matos.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Rakel Vieira, que esteve presente no evento junto aos membros do conselho, destacou que a formação é um marco importante pois irá muni-los com os conhecimentos necessário ao desenvolvimento de seus papéis.

"Somos gratos à equipe do Estado por estar nos dando esse suporte que tanto precisamos," acrescentou Rakel.