Parceria entre SOS Amazônia, Prefeitura e Governo possibilita plantio de árvores no Iquiri

Parceria entre SOS Amazônia, Prefeitura e Governo possibilita plantio de árvores para recuperação da nascente do Rio Iquiri em Capixaba

A associação ambientalista SOS Amazônia, em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de Capixaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na Vila Hortigranjeira, três dias de palestras voltadas para a conscientização ambiental e plantio de mudas envolvendo as crianças da rede municipal de ensino.

Nos dias 10 e 11/04 foram realizadas oficinas na Escola Marieta Freire Rodrigues, onde tanto os alunos da Marieta, quanto os da Nair Sombra do 6º ao 9º ano, puderam aprender mais sobre educação ambiental e também visualizaram em mapas o processo de degradação da Vila Hortigranjeira, compreendendo assim, os impactos das mudanças climáticas e os benefícios de recuperar áreas degradadas.

De acordo com a SOS Amazonia, a implantação de agrofloresta proporcionará diversos benefícios ecológicos, dentre os quais é possível destacar a recomposição da cobertura vegetal do solo, recuperação da nascente e proteção das águas, oferta de alimentos e habitat para a fauna silvestre. Além disso, um ambiente reflorestado torna-se mais agradável para o convívio das pessoas, promovendo bem-estar e contato com a natureza.

Para encerrar a ação, na manhã desta Quarta-feira (12/04) foi realizado o plantio de 500 mudas de árvores, destinadas à recuperação da nascente do Rio Iquiri, localizada na Vila Hortigranjeira. As mudas são de espécies nativas da Amazônia, foram doadas pelo Viveiro da Floresta (governo do Acre) e incluem espécie florestais (jatobá, cumaru, andiroba), frutíferas (ingá, urucum, café) e de palmeiras (açaí, buriti).

Participaram do evento de plantio, o Prefeito de Capixaba, Manoel Maia, a Secretária de Educação, Zana Tessinari, juntamente com sua equipe e as autoridades do SOS Amazônia.

No tocante o Prefeito, agradeceu a parceria da SOS amazonia, destacando a importância dessa ação tanto para as gerações atuais quanto para as gerações futuras.

Vale destacar que a SOS Amazônia é uma associação ambientalista sem fins lucrativos, que desenvolve projetos, propõe e implementa políticas públicas com foco na proteção da biodiversidade e na valorização das pessoas que vivem na floresta.