No dia 08 de abril, Capixaba irá realizar 1ª conferência de saúde mental

A Prefeitura de Capixaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Centro de Atenção Psicossocial – CAPS e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizarão a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental. O evento acontecerá no dia 08 de Abril, das 08:00 às 15:00hs, no Centro Cultural e terá como tema “A política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e à garantia dos serviços de atenção psicossocial no SUS”.

O objetivo do evento é reunir os técnicos, gestores e a população para discutir e aprovar propostas que nortearão a Política Municipal de Saúde Mental nos próximos anos, conferindo as ações realizadas até hoje no âmbito da saúde no município, bem como a evolução do acesso à rede de atenção à saúde mental.

A Conferência será composta por delegados sendo que 50% representarão o segmento dos usuários do SUS, e os outros 50% pelos gestores, trabalhadores e prestadores de serviços no município.

Serão discutidos também os subtemas: Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade; e Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.