EDUCAÇÃO REALIZA FORMAÇÃO SOBRE AUTISMO

A Prefeitura de Capixaba, por meio da Secretaria de Educação realizou nesta quinta-feira (03), uma atividade de formação para mediadores voltada especificamente para o autismo.

Estiveram presentes na abertura do evento, a Secretária de Educação, Zana Tessinari, Secretária de Desenvolvimento Social, Psicóloga Ângela Alves, Vereador Amilton, equipe da SEME, além dos mediadores e da Coordenadora do Ensino Especial, Professora Cassiane.

Para as gestoras das pastas de educação e Desenvolvimento Social, a formação é de suma importância, pois é um momento de absorção de conhecimentos e aprendizado para os participantes, que irão aplicar esses conhecimentos junto aos seus alunos.

Vale destacar que a formação foi coordenada pela professora Cassiane, que abordou questões pertinentes ao processo de ensino aprendizagem dos alunos portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e da inclusão destes alunos na rede regular de ensino, bem como objetivou o desenvolvimento de materiais específicos a serem trabalhados com as referidas crianças.

Para Cassiane, a ação visou qualificar os profissionais e orientar a equipe gestora sobre as adaptações necessária para o atendimento dos alunos autistas, além de ofertar ensino de qualidade aos alunos que necessitam deste atendimento.

Durante a formação, a professora e mãe de uma criança autista, profª Cássia Regina, relatou a descoberta do autismo em seu filho aos 2 anos de idade, logo procurou orientação médica para conseguir o laudo. Mas até então teve muita dificuldade em lidar com a situação por não ter orientações como mãe, então teve que descobrir sozinha como ajudá-lo.