• Foto do escritorAscom

Dia nacional de Luta Antimanicomial

Hoje, dia 19/05/2021, a Prefeitura de Capixaba através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) juntamente com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) realizaram um evento de conscientização sobre o Dia Nacional de Luta Antimanicomial (18 de maio) em frente à sede do governo municipal.

18 de maio foi instituído como Dia Nacional da Luta Antimanicomial no Brasil em homenagem à luta dos profissionais de saúde por um tratamento mais humano aos usuários do sistema de saúde mental.

Com o lema “por uma sociedade sem manicômios” e “Nossa loucura é mais lúcida que seu preconceito”, diferentes categorias profissionais, associações de usuários e familiares, instituições acadêmicas, representações políticas e outros segmentos da sociedade questionam o modelo clássico de assistência centrado em internações em hospitais psiquiátricos, denunciam as graves violações aos direitos das pessoas com transtornos mentais e propõe a reorganização do modelo de atenção em saúde mental no Brasil a partir de serviços abertos, comunitários e territorialidades, buscando a garantia da cidadania de usuários e familiares, historicamente discriminados e excluídos da sociedade.

Os profissionais presentes no evento falaram da importância da inclusão dessas pessoas à sociedade e também do benefício da terapia para a saúde mental para toda a população. Todos que precisarem de suporte psicológico podem procurar o atendimento no CAPS ou no CRAS.

A Prefeitura de Capixaba, a Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Desenvolvimento social agradecem a todos os profissionais empenhados no evento de conscientização e ressaltam que sempre estarão dando suporte no trabalhos desenvolvidos.

Galeria de fotos: