CAPS realiza cinematerapia em alusão ao dia 18 de Maio – Dia Nacional da Luta antimanicomial

A Prefeitura de Capixaba, por meio do CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta Quarta-Feira (18 de Maio), uma sessão de cinematerapia em alusão ao Dia Nacional da Luta antimanicomial.

De acordo com a Coordenadora do CAPS, Auri Silva, O filme apresentado para os usuários do serviço foi “Nise: o coração da Loucura”. O longa conta a história da psiquiatra Nise da Silveira, que trouxe inovações em tratamento ofertado para as pessoas que têm problemas mentais e, de forma especial, para as que possuem esquizofrenia. Aplicando maneiras alternativas de cuidados, que tinha como base a terapia ocupacional, fazendo uso da arte; o afeto; o convívio com animais, etc. Todas essas formas visavam substituir métodos mais agressivos e comparáveis à tortura, como lobotomia e eletrochoque.

Na ocasião a Coordenadora aproveitou para convidar todos para participarem da passeata que acontecerá hoje, com concentração em frente a prefeitura, às 16hs, em alusão ao Dia antimanicomial e também alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Denotando felicidade pelo modo como são acolhidos, os usuários teceram diversos elogios ao CAPS Capixaba.

“Para mim o CAPS é minha segunda casa,” disse uma usuária.

O que é o Dia Nacional de Luta antimanicomial

Em 18 de maio é comemorado, em todo o país, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Organizado por diversos movimentos sociais, grupos, coletivos e entidades, o dia é de celebração e de luta, em espaços públicos, serviços de saúde mental e universidades. A data marca as mobilizações em torno do fechamento de manicômios e a formalização de novas legislações, a implantação da rede de saúde mental e atenção psicossocial e da instauração de novas práticas em um importante movimento de Reforma Psiquiátrica Brasileira, uma referência internacional.