top of page
  • Foto do escritorAscom

Capixaba participa da III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência

A III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, está acontecendo durante os dias 23,24 e 25 de abril de 2024 no Teatro da Estácio-Unimeta. Capixaba está sendo representada pela servidora da Secretaria de Desenvolvimento Social, Geane Silva, que atua como Delegada nesta importante conferência.


É crucial destacar a importância desta conferência, pois ela proporciona um espaço para debates e definição de ações que visam garantir a igualdade de oportunidades, a inclusão social e o respeito aos direitos das pessoas com deficiência. Durante o evento, são abordadas questões fundamentais como acessibilidade, educação inclusiva, mercado de trabalho e políticas públicas, contribuindo para conscientizar a sociedade e promover mudanças efetivas.



A III Conferência conta com diversas palestras inspiradoras que norteiam as discussões dos 5 eixos temáticos. Entre elas estão "Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência: Construindo um Brasil mais inclusivo", proferida pelo Conselheiro do CONADE, Wagner Gonçalves Saltorato; "Estratégias para manter e aprimorar o controle social, assegurando a participação das pessoas com deficiência", ministrada pelo senhor Wagner Saltorato – CONADE; "Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada", ministrada pelo senhor Hisaac Oliveira da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania;


"Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência", ministrada pela senhora Ana Lúcia Cunha - CONEDE Debate; "Cidadania e acessibilidade", ministrada pela senhora Rauana Batalha UFAC; e "Os desafios para comunicação universal", ministrada pelo senhor Francisco Héliton do Nascimento - CMDPD-RB e CONEDE Debate.


Após as discussões dos eixos, serão levantadas propostas que, ao final da conferência, serão votadas. Muitas delas são aprovadas para serem levadas à Conferência Nacional pelos Delegados escolhidos durante a etapa estadual.

bottom of page