Capacitismo e PEI: Formação de destaque em Capixaba inspira outros Municípios
- Antonia Nascimento

- 25 de set.
- 1 min de leitura

O município de Capixaba está se tornando uma referência na área de educação inclusiva. O trabalho de formação em Capacitismo e Plano de Ensino Individualizado (PEI), que já é destaque no município, será expandido para a cidade de Jordão, no interior do Acre.
Esta semana, uma equipe multiprofissional de Capixaba, liderada pela psicopedagoga Cassianne Cristina e pela psicóloga Diana Cris, está em Jordão aplicando um treinamento intensivo. A formação, está acontecendo nos dias 23, 24 e 25 de setembro de 2025, visando capacitar profissionais daquele município sobre como trabalhar o capacitismo e desenvolver planos de ensino individualizados que atendam às necessidades de alunos com deficiência.
É importante destacar que os custos da capacitação estão sendo pagos pelo Município de Jordão.
A iniciativa é um reflexo do sucesso das ações de inclusão em Capixaba, que, segundo a equipe, é fruto do comprometimento da Secretaria de Educação. Em um comunicado, o município de Jordão parabenizou a secretária Rosângela Tessinari por sua dedicação e carinho com o trabalho de inclusão, agradecendo por compartilhar a expertise que tem gerado resultados positivos.
A expansão dessa formação para outras cidades demonstra a importância de iniciativas que promovam a inclusão e o respeito à diversidade, garantindo que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade, com o apoio e o suporte necessários para se desenvolverem plenamente.
A secretária Rosângela Tessinari e sua equipe são um exemplo de como a educação inclusiva, quando bem planejada e realizada, pode transformar vidas e comunidades.









Comentários