Assistência Social faz reconhecimento das famílias atingidas pela cheia em Capixaba

Tem em vistas o grande volume de água que vem descendo dos municípios do Alto Acre, que passam diretamente pela zona rural de Capixaba, além das chuvas predominantes no próprio município. A Prefeitura de Capixaba, tem ficado atenta e preocupada com os ribeirinhos, pois estão sujeitos a ficarem desabrigados, sem contar a parcela que fica isolado por conta das cheias dos rios e igarapés adjacentes.

Pensando nessa situação, na manhã de ontem, terça-feira (29), a Prefeitura encaminhou uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social, Saúde, Obras que com o apoio das demais secretarias, levou assistência aos ribeirinhos.

De acordo com a Secretária de Desenvolvimento Social, Rakel Vieira, a intenção no primeiro momento foi, além de levar cestas básicas e de higiene, fazer um reconhecimento, ver a situação das famílias, também fazer busca ativa, averiguar quais famílias já estavam precisando ser retiradas de suas residências, dentre outras situações.

No tocante, Rakel, informou que durante o primeiro dia de reconhecimento, foi identificado que 04 famílias tiveram suas casas com água até o assoalho, sendo que 01 dessas famílias deixou sua residência e foi para a casa de um familiar próximo. Às demais famílias visitadas, apesar da cheia do rio, encontram-se em segurança.

No entanto, a Secretária, destaca que a questão não é apenas a família ficar desabrigada, outros fatores também preocupam, como por exemplo, o fato de perderem suas plantações, seja de banana, mandioca, ou quaisquer outros cultivos, pois findam ficando no prejuízo.

Ao todo foram distribuídas 11 cestas básicas e realizados 12 atendimentos pela psicóloga e assistente social da equipe.