Após diversas melhorias e reforma, Prefeitura reinaugura Escola José Alves, no Seringal Capatará

A Prefeitura de Capixaba, preocupada em ofertar melhor infraestrutura e educação de qualidade às crianças da zona rural, realizou por meio da Secretaria Municipal de Educação, na sexta-feira (14/04), a reinauguração da Escola de Ensino Fundamental, José Alves de Souza, localizada no ramal do Oliveira, no seringal Capatará.

A referida Escola, que havia muito tempo não recebia uma reforma adequada e tampouco contava com estrutura mínima para oferecimento de ensino adequado, foi contemplada na gestão Maia com diversas melhorias e reforma. Um exemplo de sua precariedade, é que não contava sequer com banheiros adequados para uso dos alunos. Então pensando no bem estar dos estudantes, o Prefeito de Capixaba, Manoel Maia, juntamente com a equipe da educação, determinou diversas melhorias e reformas na referida escola.

Vale destacar que além das benfeitorias na escola, a Prefeitura colocou também um transporte escolar para a localidade, que a muito tempo vinha sendo pedido pelos pais, mas somente na gestão Maia, que foi conseguido.

Dentre as diversas melhorias realizadas na escola estão: a construção de 02 banheiros em alvenaria com chuveiros e pia externa, pintura de todo o prédio, reforma do telhado, reposição de madeiras em algumas partes da escola, instalação de 03 ventiladores e 02 computadores com acesso à internet para que os alunos possam realizar pesquisas educacionais, além da aquisição de 01 freezer, 01 pia com balcão para compor a cozinha, 01 bebedouro industrial, 01 fogão, inserção de placa de identificação da instituição, dentre outros pequenos reparos.

Para o Prefeito Manoel Maia, é motivo de orgulho poder realizar tantas coisas boas em prol da educação do município, “Temos priorizado a educação do município, de forma que já realizamos reforma e em todas as escolas, compramos equipamentos, pagamos abono, compramos ônibus escolar, dentre outras coisas,” disse.

De acordo com a Secretária de Educação, Zana Tessinari, a intenção é oferecer sempre o melhor para os estudantes e profissionais que trabalham na educação, tanto da zona urbana, quanto da zona rural.

“A educação está em constante transformação ela não para. E a gestão do Manoel, tem se preocupado com a educação, a prova é tanta, que conseguimos fazer a reforma e aquisição de equipamentos tanto das escolas urbanas como das rurais e além disso, aqui no Capatará, nós colocamos no ano passado um transporte escolar para atender as crianças locais,” destacou a Secretária.

Vale destacar que a escola atende 16 crianças do 1º ao 5º ano e 14 crianças por meio do programa Asinhas (Asas da Florestania), que trabalha a educação infantil com crianças de 4 a 5 anos.

Estiveram presentes na cerimônia de reinauguração, além do Prefeito Manoel Maia e a Secretária de Educação, Zana Tessinari, também a Secretária de Desenvolvimento Social e Primeira Dama do Município, Rakel Vieria, Secretário de Gabinete, Honório Yoshihara, Vereador Antônio França, Conselheiro Tutelar, João Batista, representantes da Associação de Moradores locais, dentre outras autoridades.

Falas de outras autoridades presentes

Secretária de Desenvolvimento Social, Rakel Vieira - Falou sobre a importância das crianças estarem na escola e destacou a responsabilidade do Prefeito e da secretaria de educação com o ensino no município. No demais, informou que em breve estará levando palestras sobre as novas regras do Bolsa Família até às comunidades de difícil acesso para que os beneficiários não tenham problemas no recebimento de seus benefícios.

Vereador Antônio França - Parabenizou o Prefeito e a Secretária de Educação por estarem investindo na educação, pois é a partir dali onde se formam advogados, médicos e todas as outras profissões. No demais aconselhou as crianças a não desistirem dos estudos, porque o conhecimento é algo valioso.

Conselheiro Tutelar, João Batista - discorreu sobre a importância do Conselho Tutelar estar participando do evento, tendo em vista que o conselho é o guardião que zela pelo direito das crianças e adolescentes. Concluiu parabenizando o prefeito Manoel Maia pelos investimentos em educação.

Professora da Escola José Alves, Jaqueline – Falou da sua emoção em estar à frente das turmas e reafirmou seu compromisso de ensinar as crianças locais.

Uma boa notícia para os alunos da escola também foi que a Escolinha do Tupan vai dar início aos treinos das crianças no futebol 1 vez por semana na referida escola.