Em busca de avanços para a educação: Capixaba marca presença no 20º Fórum Nacional da UNDIME
- Antonia Nascimento

- 29 de jul.
- 4 min de leitura

O 20º Fórum Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), que acontece de 27 a 30 de julho na capital baiana tem como tema o "PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO, POLÍTICA DE ESTADO PARA GARANTIR O DIREITO À EDUCAÇÃO", e reúne líderes educacionais de todo o país para debater e construir o futuro da educação pública.
A participação de Capixaba neste fórum é um passo fundamental para alinhar as políticas educacionais locais à discussão e diretrizes nacionais.
A comitiva de Capixaba conta com a presença do Prefeito Manoel Maia, do Vereador Presidente da Câmara Municipal, Diego Paulista, da Secretária de Educação, Zana Tessinari, e das Coordenadoras Leide Saul e Eliane Szilagyi. A presença dessas autoridades demonstra a preocupação do município em buscar soluções e inovações para o setor educacional.
Durante o fórum, estão sendo discutidos temas de importância para a educação do município, especialmente nos painéis de diálogo e nas salas temáticas. Além disso, as visitas diretas às salas de atendimento governamental agilizam soluções para diversas questões cruciais. Entre as visitas, destacam-se os atendimentos do FNDE, Inep, SEB, Sase, Secadi, Capes, Governo do Estado da Bahia e Secretaria de Estado da Educação da Bahia (SEC/BA). Há também a oportunidade de visitar os estandes da UNDIME e de parceiros como Unicef, Itaú Social e Fundação Santillana, além de estandes de empresas patrocinadoras e credenciadas.
A Conferência Magna do evento, "Plano decenal de educação, política de Estado para garantir o direito à educação", foi um dos pontos altos da programação, ressaltando a relevância do tema central do fórum.
Os painéis de discussão abordam uma ampla gama de tópicos essenciais para o desenvolvimento da educação, incluindo:
A construção do Plano Nacional de Educação na perspectiva do governo, do Congresso Nacional e da sociedade civil.
Educação infantil: levantamento de demanda, definição de critérios de prioridade, ampliação do acesso, implementação de parâmetros e diretrizes de qualidade e equidade.
Alfabetização, letramento nos anos iniciais do ensino fundamental, política de avaliação, definição do padrão de desempenho e instituição do Selo Criança Alfabetizada.
Financiamento da educação básica pública: fontes, arrecadação, aplicação, subvinculações e condicionalidades.
Estratégias de enfrentamento das desigualdades educacionais.
Educação especial na perspectiva inclusiva: promovendo equidade, acessibilidade atitudinal/comunicacional e os desafios da implementação do Parecer 50/2023.
Valorização dos profissionais do magistério com seleção, formação, piso, carreira e condições de trabalho.
Os desafios da implementação da educação integral em tempo integral e os impactos da EC 135/2024.
Monitorização e avaliação dos planos municipais de educação em vigilância e sua prorrogação.
Pacto federativo e regime de colaboração na organização dos sistemas de ensino.
As salas temáticas propõem aprofundamento em áreas específicas, como:
Novo PAR: novas perspectivas para o planejamento educacional (SEB/MEC).
O papel do FNDE na execução de políticas educacionais e na articulação com os municípios (FNDE).
Prestação de Contas do PDDE e das Ações Integradas (Cecampe/Nordeste).
Desenho do Saeb 2025: principais mudanças (Inep).
Enfrentamento das desigualdades para alcançar a inclusão social com equidade (Secadi/MEC).
BNCC Computação e Inteligência Artificial (Fundação Telefônica Vivo).
Bem-estar docente e discente, abrangendo a saúde mental (Itaú Social).
Enfrentamento das desigualdades para alcançar a inclusão social com equidade (Fundação Lemann).
Educação que protege: mapeamento das capacidades das redes para prevenção e resposta às violências (Unicef).
Sustentabilidade na escola pública (Fundação Santillana).
Educar por meio do empreendedorismo: como o Sebrae pode apoiar as ações do seu município (Sebrae).
Alfabetização e Equidade Racial (Instituto Natura).
Escola + Natureza: COP 30 e o compromisso de gestões municipais para adaptação climática (Instituto Alana).
Educação Infantil de Qualidade (Fundação Maria Cecília Souto Vidigal).
Indicadores e metas do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada: catalizadores da garantia de direito à alfabetização (SEB/MEC).
Acompanhamento pedagógico no âmbito das secretarias municipais de educação (Itaú Social).
Ao final do evento, será realizada a Plenária do 20º Fórum Nacional para deliberações sobre as alterações estatutárias e a carta do 20º Fórum Nacional, culminando com a posse da diretoria executiva e do conselho fiscal.
Palavra do Prefeito Manoel Maia: "A participação de Capixaba neste Fórum da UNDIME é um marco para a nossa gestão. Estamos aqui não apenas para acompanhar os debates, mas para levar para o nosso município as melhores práticas e as políticas mais inovadoras que garantam uma educação pública de excelência. É uma oportunidade ímpar de fortalecer as parcerias e de construir um futuro mais promissor para nossas crianças e jovens."
Palavra da Secretária de Educação Zana Tessinari: "Este fórum é um ambiente riquíssimo para troca de experiências e aprendizado. Os temas propostos, desde a educação infantil até a valorização dos nossos profissionais, são diretamente aplicáveis à nossa realidade em Capixaba. Estamos absorvendo cada informação, cada debate, para que possamos implementar políticas educacionais cada vez mais eficazes e inclusivas em nosso município."
Palavra do Presidente da Câmara, Diego Paulista: "Quero destacar que, como presidente da Câmara, estou totalmente empenhado na educação do nosso município. Participo ativamente, junto com todos, na busca constante por melhorias para a educação da nossa cidade. Acredito que investir na educação é investir no futuro de nossa comunidade. O Legislativo segue firme, empenhado em colaborar com a gestão, em parceria com o Governo Federal, o Governo do Estado, o Poder Executivo e o Poder Legislativo. Juntos conseguiremos ajudar mais o nosso município.”









Comentários