top of page
  • Foto do escritorAntonia Nascimento

Saúde oferece workshop para Agentes Comunitários de Saúde sobre autismo



A Prefeitura Municipal de Capixaba, por meio da Secretaria de Saúde e Núcleo de Educação em Saúde, realizou na tarde de ontem, quarta-feira, 23 de maio, um workshop com o tema TEA (Transtorno do Espectro Autista, que teve como palestrante a Neuropsicóloga Ángela Alves e o Dr. Claudio Junior.


O evento foi realizado no Centro Cultural, e contou com a presença dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) a zona urbana e rural, a Coordenadora de Educacao especial, Cassiane, Coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde, Zeni e outros profissionais da saúde.


O objetivo foi de capacitar e conscientizar os ACS sobre o autismo e trazer visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), de forma que os Agentes possam indicar os caminhos a serem seguidos pelas famílias por eles atendidas, que por ventura tenham casos de suspeitas de autismo em algum dos membros da família.


Além do foco no papel do ACS junto às famílias atendidas, os palestrantes do evento, abordaram os principais tópicos do autismo, ressaltando a necessidade de se criar uma rotina e realizar muita estimulação com o autista, respeitar o tempo de cada um, e principalmente, acolher, ter paciência, calma e muito amor com as crianças autistas.


A Psicóloga Ângela, deixou uma linda reflexão, destacando que o Autista não é louco e todos os profissionais que trabalham na saúde precisam desenvolver esse olhar de paixão.

“A criança Autista não é doente, ela apenas tem um Transtorno do Neurodesenvolvimento, que precisa ser compreendido para que essa criança possa ter um melhor desenvolvimento em todas as áreas da sua vida, principalmente na área acadêmica/educação,” disse.

Comments


bottom of page