top of page
  • Foto do escritorAntonia Nascimento

Prefeitura de Capixaba realiza 6ª Conferência Municipal de Saúde

A prefeitura de Capixaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta Sexta-feira, 17, no prédio da Igreja Batista de Capixaba, a 6ª Conferência Municipal de Saúde, com a participação de servidores da saúde municipal e estadual, sociedade civil, órgãos públicos, dentre outros seguimentos da sociedade.


Além do prefeito Manoel Maia, estiveram presentes no dispositivo de honra, a Secretária Municipal de Saúde, Núbia Rodrigues, o  presidente do COSEMS, Vitor Lima, o representante Conselho Estadual de saúde elenilson Silva, a representante da sesacre, Rosana Freitas e o representante  da Câmara de Vereadores de Capixaba, Vereador Amilton Costa. 


Vale destacar que a Conferência Municipal de Saúde tem a finalidade de avaliar a situação de saúde da população, a estrutura das Redes de Serviços e de Atenção à Saúde, os processos de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde e formular diretrizes para subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Saúde.


Realizada a cada quatro anos, a Conferência é o mais importante espaço de debate entre Prefeitura e comunidade, no que se refere à saúde. A etapa municipal é a fase preparatória das propostas que serão enviadas à Conferência estadual e, por sua vez, à nacional, bem como eleger os delegados que representarão o município nas supracitadas etapas .


Na ocasião houve a apresentação de palestras sobre eixos temáticos voltados para elaboração de propostas, tais como:

I - O Brasil que temos. O Brasil que queremos; II- O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; III-Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e IV-Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.


Além disso houve a apresentação cultural do Grupo de Capoeira (SENZALA) na abertura do evento e o momento também contou com uma homenagem direcionada às pessoas que lutam pela defesa do direito à saúde.  Nisto foi apresentado um vídeo contando um pouco da história da servidora Joana Rodrigues, muito querida na saúde de Capixaba.


Falas das autoridades

Prefeito de Capixaba, Manoel Maia - parabenizou a todos pela organização do evento. Destacou que é nesse momento que se tem a oportunidade de fazer a voz povo chegar ao governo federal para que a saúde melhore. No demais desejou boa conferência a todos, declarou aberta a conferência de saúde.

Rosana, representante da SESACRE - destacou que na conferência  é o momento de reclamar e propor políticas públicas para o município, que serão levadas para a etapa estadual e nacional.

Elenilson Silva, representante do Conselho Estadual de Saúde - Destacou que é importante a presença de cada um de participantes na conferência porque  levantam propostas para nortear o plano de saúde, refletindo intrínsecamente a necessidade da população.

Vitor Lima, Presidente do COSEMS - Parabenizou a secretária Núbia pela participação ativa no COSEMS e pontuou que este dia é um dia de democracia.

Amilton Costa, representante do Legislativo - Contou que tem se  aproximado das discussões que envolvem a saúde e afirmou que na conferência se tira muitos encaminhamentos.

Núbia Rodrigues, Secretária Municipal de Saúde de Capixaba - agradeceu sua equipe pela colaboração, o COSEMS e SESACRE, enfatizando que é momento extremamente importante para todos os munícipes. Finalizou afirmando que é um momento onde se faz o encontro de ideias para construção de uma saúde melhor.


Mais flashes:


Delegados eleitos para a etapa Estadual



Comments


bottom of page