• Antonia Nascimento

Prefeito Manoel Maia, participa da apresentação do modelo cívico militar aos pais na Esc Nair Sombra

Atualizado: 22 de out.


Pais dizem SIM ao modelo cívico militar


Na tarde de ontem, Quinta-feira (20), o Prefeito de Capixaba, Manoel Maia, esteve junto à direção da escola, Nair Sombra em reunião com os pais de alunos para apresentação do modelo nacional e estadual de escolas cívico militares e militares e consultar a opinião dos pais para saber se eles gostariam que fosse instalado o modelo cívico militar na referida escola.


Estiveram presentes, além do Prefeito Manoel Maia, Vice Prefeito, Richard Lima, Presidente da Câmara, Amilton Costa, Diretor Comandante da ECIM Wilson Barbosa, Albernilde Ramos, representante do Diretor Comandante do Colégio Militar Dom Pedro II, Tenente Mateus, representante da Educação Municipal, Professor Sales, Presidente do Conselho de Educação, Paulo Guedes, Conselho Tutelar, entre outras autoridades.


Confira algumas falas das autoridades:

PREFEITO MANOEL MAIA: disse que o futuro de um país depende da educação e que quando se fala em educação ele se sente com a alma lavada porque sua gestão tem valorizado os professores e colaboradores com aumento de salário, e oferecimento de estrutura escolar adequada, o que inclui as reformas já realizadas. “Tenho lutado para fazer da educação algo diferente. Inclusive na zona rural estamos reformando escolas e vamos colocar placa solar onde não tem energia e instalar computadores,”disse. No demais parabenizou diretora pela organização da reunião.


PRESIDENTE DA CÂMARA, AMILTON COSTA: disse que é um momento ímpar que o município está vivendo, pois é um momento de construção e esperança. “Estamos a inteira disposição para contribuir com aquilo que for da competência do líder legislativo. Queremos que nossos jovens venham verdadeiramente se preparar para um futuro promissor,” ressaltou.


DIRETORA DA ESCOLA, HOSANA CARVALHO: agradeceu a presença de todos na reunião e explicou que o objetivo da mesma era demonstrar como funciona uma escola Cívico Militar, e os gestores e representantes convidados das escolas que têm esse modelo iriam abordar o assunto com eficiência.


PRESIDENTE DO CONSELHO DE EDUCAÇÃO, PAULO GUEDES: falou que a pauta a ser debatida era importante e avaliou que caso a escola implante esse modelo, sem dúvida irá contribuir para o melhoramento do ensino.


DIRETOR COMANDANTE ALBERNILDE RAMOS: apresentou o modelo de escola cívico militar, explicando como funciona, citando situações em que determinadas crianças não conseguem se adequar. Destacou que a escola Nair Sombra seria a primeira escola cívico militar municipal do Acre, pois atualmente todas as escolas cívico são estaduais. Também explicou que para a implantação do modelo, é necessário a criação de uma lei pela Prefeitura, que deve passar por aprovação da Câmara Municipal de Vereadores. Depois tem que abrir edital de seleção e chamada de militares da reserva, dentre outras burocracias e investimentos.


REPRESENTANTE TENENTE MATEUS: falou das diferenças entre os colégios militares e os colégios cívico militares, além de citar a diferença entre o cívico militar da PM e o Cívico militar dos Bombeiros.


ALUNA LUANA, TENENTE NA ESCOLA WILSON BARBOSA: contou como é a experiência de estudar e fazer parte do modelo cívico militar, destacando que aprendeu a ter disciplina e responsabilidade com suas coisas, estudos, atividades e vida particular.


Após a reunião, ao serem perguntados se queriam ou não a implantação do modelo na escola, os pais em ato praticamente unanime gritaram que sim e ergueram a mão em sinal de concordância.


0 comentário