• Antonia Nascimento

Prefeito Manoel Maia e Secretária de Saúde recebem visita do COSEMS/AC


Nesta sexta-feira, 04/03, o Prefeito de Capixaba, Manoel Maia e a Secretária Municipal de Saúde, Núbia Roques, receberam a visita técnica da equipe do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS/AC), a Apoiadora da 1ª Região de Saúde: Baixo Acre e Purus, Mariana Uchoa e a Coordenadora de Apoio Nara Oliveira.


Foram tratados diversos assuntos com destaque para o Projeto Rede Colaborativa para Fortalecimento da Gestão Municipal do Sistema Único de Saúde (SUS), o Programa Previne Brasil, Conselho Municipal de Saúde (CMS), Instrumentos de Gestão do SUS e PlanificaSUS.


Entenda mais sobre os supracitados programas:


Projeto Rede Colaborativa para Fortalecimento da Gestão Municipal do Sistema Único de Saúde (SUS): esse projeto visa contribuir para a melhor qualificação da gestão municipal da saúde, instância decisiva para o bom funcionamento do SUS e efetivação das políticas públicas de saúde em escala nacional.


Programa Previne Brasil: O programa Previne Brasil é o novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), e foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. Ele leva em conta três componentes para fazer o repasse financeiro federal a municípios e ao Distrito Federal: capitação ponderada (cadastro de pessoas), pagamento por desempenho (indicadores de saúde) e incentivo para ações estratégicas (credenciamentos/adesão a programas e ações do Ministério da Saúde).


Instrumentos de Gestão do SUS: Os instrumentos para o planejamento e gestão no âmbito do SUS são: o Plano de Saúde e as respectivas Programações Anuais e o Relatório de Gestão. Estes instrumentos se interligam sequencialmente compondo um processo cíclico de planejamento e gestão para operacionalização integrada, solidária e sistêmica do SUS.


PlanificaSUS: é um projeto proposto pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e que tem parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein e o Ministério da Saúde (MS), por meio do ProadiSUS.

0 comentário