top of page
  • Foto do escritorAntonia Nascimento

Equipe técnica da Saúde realiza reuniões com ACS e enfermeiros de Capixaba



A Prefeitura de Capixaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e com o apoio dos técnicos da Saúde, realizou ontem, Terça-Feira (28), duas reuniões para apresentação de diagnóstico situacional do município em relação a produção e alimentação dos sistemas.


De acordo com o diagnóstico, foram identificadas deficiências e apontadas ações a serem desenvolvidas melhorar o quadro situacional do município.


O Prefeito esteve presente na reunião da tarde, agradeceu a presença de todos e pediu que cada profissional cumpra seu papel frente a seus cargos e que dê maior atenção as atualizações cadastrais e alimentação dos sistemas de saúde, tendo em vista que a produção é a fonte geradora de recursos.

Vale lembrar que o tema central foi produção e alimentação dos sistemas, com foco nos sete principais indicadores do Programa Previne Brasil (consulta de pré natal, testagem de sífilis em gestante, consulta odontológica, PCCU e vacina, hipertensão e diabetes).


O que é o Programa Previne Brasil?


O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.


A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.


O Previne Brasil equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos, como ampliação do horário de atendimento (Programa Saúde na Hora), equipes de saúde bucal, informatização (Informatiza APS), equipes de Consultório na Rua, equipes que estão como campo de prática para formação de residentes na APS, entre outros tantos programas.

Comments


bottom of page