Capixaba: Prefeitura instala serviço de nota fiscal eletrônica para pessoas jurídicas

Atualizado: 20 de set. de 2022

Durante o início desta semana, a Prefeitura de Capixaba instalou o serviço de Nota Fiscal Eletrônica em seu site, especificamente para pessoas jurídicas e a partir de agora as empresas só poderão emitir notas pelo site.

Os servidores do tributos municipal passaram por treinamento com a presença de um técnico da empresa Betha, responsável por implantar o sistema.

A partir de agora, as pessoas jurídicas prestadoras de serviço, que necessitarem de notas fiscais, deverão realizar um cadastro no site da Prefeitura, imprimir o requerimento que é disponibilizado no final do cadastro e em seguida comparecer ao Prédio da Prefeitura, no setor de tributo, localizado na Av. Governador Edmundo Pinto, Centro, portando o requerimento assinado e autenticado para obter a autorização para a emissão das futuras notas.

Vale destacar que por meio da nota fiscal eletrônica, os prestadores de serviços Pessoa Jurídica poderão – eles próprios – emitir suas notas aos tomadores na internet.

A servidora do Tributos, Aurilene Ribeiro, destaca que por enquanto as notas eletrônicas estão disponíveis somente e obrigatoriamente para pessoas jurídicas, “ com a instalação do sistema de notas fiscais eletrônicas no site da prefeitura, o setor de tributos NÃO poderá mais emitir essas notas para pessoas jurídicas, ou seja, a partir de agora quem irá emitir notas será a própria pessoa jurídica por meio do sistema eletrônico,” explicou.

Confira abaixo o passo a passo para realização do cadastro conforme imagens a seguir:

1. Acesse o site www.capixaba.ac.gov.br role a página até o final e clique em Nota Fiscal Eletrônica (NFS-e)

2. Na guia que se abrirá, clique em Solicitar acesso

3. Informe o nome da Prefeitura “Capixaba”

4. Aperte sobre o link “clique aqui” para realização do cadastro

5. Na nova guia, clique em “Não possuo uma conta”

6. Agora é só preencher com os dados solicitados e clicar em criar conta.

7. Após criar a conta, você receberá um e-mail de confirmação

8. Vá até seu e-mail e clique no link de confirmação

9. Após isso, entre novamente no site com o acesso recém criado e imprima o requerimento de autorização de usuário, assine-o, faça a autenticação no cartório e leve até o setor de tributos da Prefeitura para liberação do seu usuário

10. Pronto! Após a liberação de seu acesso, você já pode acessar o sistema e emitir suas notas fiscais.

OBSERVAÇÃO: também fique atento à legislação referente ao sistema de emissão de notas fiscais eletrônicas clicando no arquivo abaixo:

00 LEI CAPIXABA 568.2019 INSTITUI NOTA FISCAL ELETRONICA